domingo, 3 de maio de 2009

Imposto de Renda Simplificado



 

 

 

 

Se você, no ano passado, NÃO optou pelo Imposto de Renda Simplificado você perdeu uma excelente oportunidade de pagar MENOS imposto de Renda.

No simplificado, o desconto padrão, coincidentemente ou não, é exatamente o mesmo percentual de 20% que levou o Tidadentes a contestar a carga tributária de sua época, e a liderar a inconfidência mineira. 

Dê uma olhada como é o CRÉU do Imposto de Renda...


Não se sabe o motivo que levou os tributaristas da Receita Federal a determinarem os exatos 20% de "abatimento-padrão" nem se isso tem alguma coisa a ver com o "quinto"...

Quem sabe foi o famoso "quinto" que era 1/5, ou seja, 1 dividido por 5 que dá os 20% de tributo sobre o ouro produzido e era o percentual que a coroa portuguesa queria cobrar de forma impositiva aos brasileiros inclusive em relação a impostos atrasados que, na época era a chamada "derrama".

O dito "simplificado", portanto, já é uma "garfada" absurda...

Mas parece ser uma opção que vem sendo adotada por muitos já com os sacos (refiro-me apenas aos homens...) cheios de tanta burocracia da Receita Federal.

Mas que é uma ironia, isso não há dúvidas. Provavelmente, algum tributarista sarcástico fez a proposta e todos assentiram com a cabeça como é comum em reuniões de burocratas. Daí sucessivos governos mandaram Decretos-Leis ou Medidas Provisórias para Legislativos figurativos que transformaram tais alícotas em Leis...

Mas a verdade é que a maioria dos que optam pelo desconto padrão acabam pagando (um pato) MENOR do que fazendo a declaração completa.

Digo que se pode pagar menos em termos, claro. Cada caso é um caso. Mas no caso dos "simples mortais" como é o caso da maioria, o simplificado, se considerarmos:

- o tempo que se perde fazendo a declaração, colecionando os recibos, imprimindo as declarações, os DARFs, os procedimentos de pagamentos, as exponenciais multas (em caso de esquecimento/atraso do prazo de pagamento);

-a possibilidade de cair na malha fina, enfrentar as filas de senhas da Receita, em alguns casos, ter que deslocar-se até para outra cidade para resolver problemas simples e sobretudo ter que encarar a arrogância do órgão em si que menospreza o que o cidadão tem que fazer no dia e o trata de forma dura, impositiva e nada amistosa.

Ah! meu amigo e minha amiga, se a gente for considerar toda essa carga adicional, acredito que valha mesmo a pena pagar os 20% do simplificado para "livrar-se" daqueles chatos de calocha.

Qualquer erro ainda que involuntário que o contribuinte cometa, o ônus é imediato. Se errou em favor da Receita para receber de volta já era. Vai demorar de montão! Você vira refém desse órgão público. Se o erro for deles você também dança.

Na declaração completa, a coisa funciona para o contribuinte igualzinho funciona nos botequins dos portugueses no Rio de Janeiro.

Lá, o sujeito, com fome, de manhã, pede ao dono do bar:
- seu Manoel, me dá um média com pão e manteiga!

O português, na frente do freguês, com a maior cara-lavada, corta o pãozinho lateralmente e começa a passar manteiga. Enfia a faca numa gererosa lata de três quilos de manteiga e passa no pão. Mas, na volta do movimento com a faca, retira praticamente toda a manteiga do pão do carioca esfomeado.

Assim faz a receita. Cobra Imposto de Renda na Fonte, o ano inteiro, de todos os trabalhadores brasileiros, ou seja, antes mesmo do cidadão "botar a mão" no seu próprio salário, a Receita Federal se apodera de substancial parte do seu dinheiro.

Comete esse desatino durante todo o "ano base". No ano seguinte, o exercício "ano base+1" o infeliz é obrigado a fazer a sua declaração de renda, mesmo que não tenha renda alguma. Na verdade, a declaração de quem é empregado, é "Declaração dos Salários Auferidos". Deveria ser esse o nome.

Então, a Receita Federal permite essas duas opções: - Declaração Simplificada ou Completa. Esse é o resumo da ópera.

O problema é que nossa carga tributária é tão superior à que levou Tiradentes a conspirar contra o Império que a Receita Federal, hoje, "se dá ao luxo" de "conceder" um abatimento de 20%!

É mais ou menos o caso da subtração do grande volume de manteiga do pão do carioca faminto do começo desse papo...

Quem sabe, se o contribuinte tivesse feito este ano uma Declaração Completa não tivesse levado vantagem?

Por exemplo, poderia usar a célula de DEPENDENTES e lascar lá os seguintes:

MEUS DEPENDENTES:

01) Governo Federal - IR, CPMF etc.;

02) Governo Estadual - IPVA, ICMS etc.;

03) Governo Municipal - IPTU, TRSD, ISSQN etc.;

04) INSS - Contribuição previdenciária;

05) Conselho Regional Profissional - Contribuição anual ;

06) Sindicato da Categoria Profissional - Contribuição anual;

07) DMAE/COMLURB - Contas de água e esgoto (consumo mínimo mesmo que não tenha consumido) e taxa de coleta de lixo;

08) CEEE/CEG - Contas de luz e gás (consumo mínimo mesmo que não tenha consumido);

09) Telefonica/BrasilTelecom /TIM/ CLARO / VIVO celular - Assinatura mensal;

10) Plano de Saúde - Mensalidade;

11) Detran - Licenciamento anual de veículo, transferência e renovação de carteira de habilitação;

12) Contran - Taxa de inspeção veicular ;

13) IRB - Seguro automotor obrigatório ;

14) Concessionárias de estradas de rodagem - Pedágios ;

15) CET/DSV/ESTAR - Talões de estacionamento ;

16) Terminais aeroviários e rodoviários - Taxa de uso dos sanitários e estacionamento ;

17) Instituições financeiras - Taxas de administração e manutenção de contas correntes, renovação anual de cartões de crédito, requisição de talões de cheque etc.;

18) Tomadores de conta de veículos, guardadores de lugar em filas, cambistas diversos, flanelinhas e vendedores de semáforos - Caixinha, cafezinho etc.;

19) Carteiro, lixeiro, varredor de rua, porteiro do prédio, leitores de relógios e entregadores de contas, entregadores de gás, de água etc. - Páscoa, Natal, Ano Novo etc.

Mais 567 deputados federais

81 senadores, com as respectivas AMANTES e CORJAS.

E também deputados estaduais, Prefeitos e vereadores.

É como dizem os cariocas:

É mole, ou quer mais???

Por isso é que eu agora só voto em mulher. E lamento que as mulheres não se candidatem como poderiam.

Fiz até um "Projeto" para tentar resolver isso. Basta clicar AQUI que você será redirecionado para esse meu outro artigo. Não que se possa afirmar que mulher é melhor que homem ou é mais honesta que homem. Isso a gente só poderá saber quando todas as casas legislativas tiverem o MESMO número de homens e de mulheres. Meio a meio!

Aí sim! Poderemos no final de cada legislatura fazer o levantamento estatístico dos eventuais escândalos e demonstrar, entre outras coisas,

a) qual o sexo mais honesto;

b) o percentual de corrupção verificada em ambos os sexos;

c) qual o sexo mais inteligente (pelos projetos apresentados);

d) qual o sexo mais versátil (o que conseguiu maior variedade de ação proativa no Congresso).

E muitas outras elações interessantes da "guerra" dos sexos que nunca esteve tão na crista da onda. E já era tempo!

Visite o meu Blog!

 http://tioburuno.blogspot.com/2009/11/mais-saias-no-legislativo-brasileiro.html

Você vai gostar!



 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é livre para comentar. Sua opinião é valiosa. Não importa a sua ideologia. Sua opinião poderá influenciar a minha e até modificá-la. Comente. Sua opinião será sempre incorporada a este Blog será muito bem-vinda!.